3º Dia do Fashion Rio. Quente! Fizeram 38º. Falo do 1º e 2º dia num resumão em breve. Quem abre os três dias de palestras do Rio-à-Porter é o Paulo Borges. A Palestra começou com um pouco de atraso, mas foi maravilhosa. Ele falou sobre o Negócio da Moda e com toda sua experiência deu uma panorama da evolução da Moda no Brasil nos últimos 20 anos. Consegui entender o porquê da face luxuosa que a moda possuía décadas atrás e de como tudo era voltado para as pronta-entregas de cada grife. A inflação alta era a razão de não haver cronogramas ou datas específicas para lançamentos de coleção e de bem menos poder existir uma Semana de Moda, que difundisse a informação de forma mais democrática. Corajosos eu penso hoje.
Segundo o Paulo Borges a Inflação controlada e o apoio da mídia, foram fundamentais para chegar onde estamos hoje. Quando alguma coisa chega a canais mais largos de comunicação como a novela isso quer dizer que todo um esforço de profissionais na Moda foi absorvido. Isso é o sucesso, diz P.Borges.
Ele enfatizou muito a tecnologia, mais especificamente a internet. Sobre influencia dela nos negócios de Moda, nos calendários e na dificuldade que é produzir com tanta a rapidez. Disse que o mundo mudou e está de portas abertas. E isso estão levando a grandes centros de moda como os da Europa e EUA, a questionarem se o que estão fazendo em termos de calendários e produção do que foi lançado nas Fashion Weeks ainda é válido. Uma vez que o mundo rapidamente absorve essas tendências e as copiam e em seguida as colocam nas ruas o que eles, os Grandes Inspiradores da Moda só vão conseguir lançar nas suas lojas seis meses depois. Essa polêmica “das cópias” dada a facilidade da informação via internet me fez anotar uma de suas frases. “Hoje ninguém mais quer saber quem copia o quê”. Ou seja virou algo tão comum, quase vital como respirar que homenagens a grandes marcas, nem causam mais tantos malefícios e sim negócios. Ele comentou uma matéria que está no FFW, sobre os blogueiros escrito pela da Anna Winttor. Nessa reportagem ela se rende a esses novos difusores de informação.
Outra frase: “o tempo vai ficar ainda menor” e pra fechar com chave de ouro: “Hoje o luxo é você ter tempo, espaço e paz...”
Amei Paulo Borges.
Por Gisele Caldas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário